Home / Basquete / CBDE anuncia campeonatos de basquete e vôlei de praia para 2017

CBDE anuncia campeonatos de basquete e vôlei de praia para 2017

Mudanças no calendário da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) referentes às três seletivas nacionais que finalizariam as atividades do ano de 2016. Reunião de diretoria realizada em 12/11, em Aracajú, Sergipe, decidiu pelo adiamento dos campeonatos brasileiros de basquete e de vôlei de praia para o primeiro bimestre de 2017 e pelo cancelamento da seletiva nacional do de tênis. No entanto, a CBDE estabeleceu critérios para indicação da delegação para o mundial da modalidade com a convocação dos estudantes tenistas.

Os campeonatos serão realizados pela primeira vez por meio de parceria entre a CBDE e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC). O motivo das modificações foi a inexistência de tempo hábil para a formalização do convênio ainda este ano. Apesar de a CBC estruturar ainda mais sua equipe com a contratação de profissionais para atendimento das demandas de projetos não foi possível a execução das competições escolares.

O Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol será realizado de 20 a 29 de março de 2017, em Recife, Pernambuco. Em seguida, será a vez de Maringá, no Paraná, receber de 1º a 9 de abril, o Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia.

Enquanto isso, as federações promovem suas respectivas seletivas estaduais e encaminharão seus atletas escolares de todas as unidades da federação e do Distrito Federal para competir na etapa nacional. Esses mesmos jogadores – de basquete e vôlei de praia – terão a oportunidade de competir em torneios internacionais.

É que ao disputar e vencerem os campeonatos brasileiros de vôlei de praia e basquete, automaticamente as equipes garantirão vaga para representar o Brasil também nos respectivos campeonatos mundiais. Tais torneios internacionais acontecerão no próximo ano, sob o comando da entidade máxima do desporto escolar, a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

Mundiais a todo vapor em 2017 – Além de competir, o Brasil também mostrará sua capacidade em receber megaeventos esportivos. De acordo com a ISF o Campeonato Mundial de Tênis Escolar será realizado de 12 a 19 de março do próximo ano, em Recife, Pernambuco. O torneio será realizado em parceria com a CBDE e a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe).

Os vencedores das seletivas nacionais de basquete e vôlei de praia terão a oportunidades de viajar para fora do Brasil. O Mundial de Basquetebol Escolar, no período de 29 de abril a 7 de maio, será realizado na cidade de Porec, na Croácia. Já o Mundial de Voleibol de Praia, de 25 de maio a 2 de junho será em Papeete, na Polinésia Francesa.

Carla Belizária
Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.